terça-feira, 21 de abril de 2009

Semana de Ação Mundial de Educação para Todos 2009 – A Grande Leitura - Sinal de Alerta para a Alfabetização!


A Semana de Ação Mundial de Educação para Todos 2009 (20 a 26 de abril) concentra-se na alfabetização de jovens e adultos e na aprendizagem ao longo da vida para chamar atenção sobre os desafios da alfabetização mundial.

Foto: © UNESCO - Livro "O alfabeto da esperança: escritores pela alfabetização"

São cerca de 776 milhões de adultos analfabetos, 75 milhões de crianças fora da escola e outros milhões que abandonam a escola sem se alfabetizar e sem adquirir noções básicas de matemática.

A alfabetização é um direito fundamental. Saber ler e escrever é uma condição básica para fazer parte das sociedades de conhecimento da atualidade. A alfabetização é uma das chaves para reduzir a pobreza, aumentar oportunidades econômicas, melhorar a saúde infantil e maternal, prevenir o HIV e a Aids e para encorajar a participação política.

Por isso a Semana de Ação Mundial de EPT, coordenada pela Campanha Global pela Educação (Global Campaign for Education), enviará um sinal de alerta para os formadores de políticas educacionais e para a comunidade internacional sobre a importância de um dos mais desconsiderados objetivos da Educação para Todos.

Mais comprometimento político, mais programas efetivos de alfabetização e mais investimento são necessários para fazer da alfabetização um direito fundamental para todos.

O enfoque da campanha internacional em 2009 é a “A Grande Leitura” como um sinal de alerta para a alfabetização, que consiste em uma série de evento organizados, durante os quais as pessoas lerão histórias sobre sobre como a educação muda a vida das pessoas e assinarão um manifesto por meio da qual se pedirá mais comprometimento e investimentos para garantir que todos sejam capazes de ler e escrever.

Assine o Manifesto da Grande Leitura!


A Semana de Ação Mundial é uma campanha de promoção organizada pela Campanha Global pela Educação.

A UNESCO, como coordenadora do movimento de Educação para Todos e da Década das Nações Unidas para a Alfabetização (2003-2012), apóia esta campanha e organizará eventos sobre o Sinal de Alerta por todo o mundo.

No Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação celebra a Semana de Ação Mundial em 2009 com o tema “Ler e escrever o mundo”.

O portal da UNESCO divulga histórias, vídeos, apresentações e estudos sobre a alfabetização e a Semana de Ação Mundial de Educação para Todos 2009.

Caso você conheça alguém que gostaria de se alfabetizar procure a Secretaria de Educação do seu município (lista abaixo) ou busque informações junto às coordenações locais do Programa Brasil Alfabetizado.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostaria de saber o código da referida escola, pois vou fazer o ENEN Atenciosamente, Vre