terça-feira, 21 de abril de 2009

Medalha de ouro para a Educação

A secretária de estado de Educação, Tereza Porto, esteve presente, no dia 15 de abril, à entrega de medalhas aos 301 estudantes que obtiveram bons resultados na Olímpiada Brasileira da Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP 2008). Participaram do evento o Presidente Lula, o Ministro da Educação Fernando Haddad, o Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o Prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades.









Medalhistas em todo o Brasil estiveram reunidos para participar da Cerimônia Nacional de Premiação. O evento, que ocorreu na Escola Naval, é promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

O presidente brincou que a próxima entrega das medalhas deve ser à beira de uma praia, com muita comida e refrigerante para a garotada, e falou do prazer de ver um sonho se realizando. Lula convidou aos alunos a não desistirem nunca de seus projetos e lembrou a importância da participação deles como exemplo a mais estudantes.

- A partir de vocês, outras crianças estão sendo motivadas. Queremos levar as Olimpíadas para todos os anos do ensino público.









Lula leu ainda cartas de vários participantes e lembrou aos estudantes a felicidade dos pais de cada um deles.

- Todos nós estamos orgulhosos de vocês. Este país não deve nada a a ninguém e vocês são os exemplos mais significantes que, se tratando de inteligência, o Brasil compete com qualquer país do mundo. Podem dizer aos pais de vocês que o Presidente da República disse que o dia de hoje foi um dia de glória, porque ele viu estampado nos olhos de vocês a certeza da grandeza do futuro do nosso país.

Para o Ministro Fernando Haddah, a Olimpíada desperta o entusiasmo pela educação.

- É importante reconhecer o mérito de todos que estão aqui, porém o mais importante dessa iniciativa é tocar o coração de todos, dos outros 18 milhões de participantes, dos professores que se envolveram nesse empreendimento. Devemos agradecer os docentes, pois sem eles nós não estaríamos realizando essa belíssima solenidade.



A iniciativa é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

- Vocês estão dando um grande exemplo para a juventude brasileira e contribuindo para mudar a história da educação nesse país, disse aos medalhistas o Ministro Sérgio Rezende.

O Governador Sérgio Cabral relembrou a trajetória de perseverança do presidente Lula. Agradeceu o apoio da equipe do Governo e sua equipe às escolas técnicas do Rio de Janeiro.


-






Essa Olimpíada é organizada por profissionais extraordinários que prestam um serviço ao povo brasileiro, à família brasileira. Todos se beneficiaram desse processo. É um fato que merece ser comemorado. É uma honra que essa solenidade de entrega seja no nosso estado.

Eduardo Paes falou da importância do trabalho que o Governo Federal vem fazendo na educação para preparar as gerações futuras.

- É uma alegria para a cidade ter aqui aqueles que nos dão a certeza de que esse país é de um enorme futuro, que se constrói com muito esforço a cada dia.



Jovens de ouro


Dois alunos da rede estadual do Rio de Janeiro foram contemplados -- Thiago Lemos (82º.) e Gabriel Pereira (63º) ganharam medalhas de ouro pelo bom desempenho na Olímpiada. Eles estudavam em 2008, respectivamente, no Colégio Estadual Antonio Houaiss, no Rio de Janeiro e Ciep Professor Cordelino T. Paulo, em São Pedro D´Aldeia.

- Sempre gostei de matemática. Acho que essa premiação mostra que estudar vale a pena, disse Gabriel Pereira, que participa pelo segundo ano da competição.



Thiago Lemos participou pela primeira vez. O aluno já terminou o ensino médio e agora está na UFF fazendo Engenharia de Petróleo.

- A Olímpiada me deu uma base melhor. Quando passei na primeira fase resolvi me dedicar mais. Estudava duas horas por dia, final de semana também, durante dois meses.



Mais de 40 mil escolas participaram, 18 milhões de alunos inscritos na primeira fase e 789 mil na segunda. O Rio de Janeiro é o segundo município com maior quantidade de medalhas de ouro (59), terceiro em medalhas de prata (130) e de bronze (170).


Sem comentários: